TURISMO VIVENCIAL PELA AMAZÔNIA ( ECOTURISMO SOCIAL DE BASE COMUNITÁRIA )


DA SUA CASA PARA NOSSA OCA
Conheça a Amazônia fazendo o bem


Você sabe como é se apaixonar por um projeto apenas de escutar sobre ele? 

Pois é, amigos… Isso acontece comigo o tempo todo. Sempre busquei projetos no setor do turismo ecológico, social e  sustentável que, de alguma forma, mexessem com as emoções das pessoas. Sempre foi assim, desde que iniciei o curso de turismo no colegial e, posteriormente, quando decidi abandonar a faculdade de marketing para ingressar na Graduação de Turismo. Sempre agi assim, movida por paixões que, muitas vezes, não me pagavam em moedas, mas sim em experiências.

Depois de muitas madrugadas sonhando acordada, finalmente resolvi abraçar o meu verdadeiro sonho: mostrar para o mundo como conhecer a Amazônia, caminhos que apenas os verdadeiros amantes da natureza desejam explorar.

Conhecer a Amazônia é o sonho de muita gente, mas nem todos vão encontrar o roteiro ou pacote perfeito. Algumas pessoas se contentam em se hospedar na cidade e curtir passeios diários no rio, outros buscarão o aconchego em hotéis de selva, e alguns não hesitarão em pular em um barco e sair navegando pelos caminhos fluviais  dos rios Negro e Solimões.


Você já imaginou como seria fazer uma viagem à Amazônia com um propósito maior do que apenas descansar? 

Estou falando sobre viver uma REAL experiência de imersão em um ambiente simples, valorizando sua cultura e aprendendo na prática que MENOS é MAIS:

● Meditar em uma comunidade à beira do rio;

● Dormir em uma rede (protegida por um mosquiteiro, claro);

● Tomar um delicioso café da manhã regional , na floresta

 

Está vendo a imagem acima? É provável que a energia desse lugar nem seja elétrica, talvez  seja energia solar.  Os itens do seu café da manhã, quase certo, foram colhidos de uma horta comunitária.

Ao sair para caminhar, você se depara com senhoras cantarolando enquanto lavam roupas na beira do rio e, nesse meio tempo, aproveita para se deliciar com a pupunha, a mandioca, o bolo, o café, o chá de ervas amazônicas… Enfim, enquanto você descobre os sabores da Amazônia.

Imaginou?
Ah, se você está pensando que este é mais um daqueles roteiros que apenas vai te levar para ver jacaré, pescar piranha e caminhar na selva… e-r-r-o-u!  Também não é apenas para meditar, caminhar e provar pratos deliciosos.

 Sim, Sim, você vai fazer tudo isso, mas há algo mais. Algo incrível, lindo, e que vai lhe satisfazer de uma maneira muito especial…

 

“Amor sobre as Águas”

Muito mais que um roteiro turístico, um ato de solidariedade. 


Você conhece os versos “Amanheceu, peguei a viola, pus na sacola e fui viajar”?  Assim como na canção, aproveite o momento para se aventurar.
Deixe para trás todos os seus julgamentos e transforme para sempre sua forma de enxergar o descanso e o lazer.
Embarque em uma viagem social!

Um roteiro de viagem no qual todo o valor gasto no pacote será integralmente revertido em obras para as comunidades envolvidas.
O Instituto Amor, é uma  Instituição Socioambiental, sem fins lucrativos, sediada em Novo Airão no estado do Amazonas. É formada por voluntários que dispõem de seu tempo, conhecimento e recursos em benefício dos menos favorecidos, aspirando ser a mudança que querem ver no mundo.

Preciso dizer: não poderiam ter escolhido nome melhor para definir o que fazem em prol das comunidades carentes do rio Negro. Ali o AMOR impera.

 

 

O Instituto Amor tem como Missão promover a efetiva melhoria da qualidade de vida de comunidades da Amazônia que vivem em extrema vulnerabilidade social. Com enfoque especial às crianças, a instituição tem diversos projetos nas áreas de Saúde, Educação e Empreendedorismo Social.

O Turismo Sustentável, o Turismo Social e o Turismo Ecológico, três conceitos diferentes, porém complementares entre si, se juntam à esta  missão solidária. Agora, você tem a oportunidade de conhecer a Amazônia e, ao mesmo tempo, ajudar às famílias indígenas e ribeirinhas a garantir o necessário para viver de forma digna e feliz.

Ao adquirir o pacote “Amor sobre às águas” você, além de usufruir de todas as vantagens apresentadas, vai impactar positivamente a vida de centenas de pessoas que…

Precisam da luz do sol para que a energia chegue até suas casas.

 

Carecem da solidariedade de quem sabe ler, para que conheçam o novo mundo que os livros oferecem. Precisam do meu, do seu, do nosso amor para que significativas melhorias ocorram em suas vidas.

Amor sobre as águas te conduzirá às bases do Turismo Social na Amazônia, onde a vida sustentável não é apenas um sonho, é uma realidade praticada diariamente.

Ok, mas como isso funciona? Onde se inicia essa viagem? Quem serão os meus guias?
Tudo começa em Manaus, capital do Amazonas.

Lá a equipe do Instituto Amor estará à sua espera para que, juntos, façamos uma viagem de carro que dura em torno de 3 horas até o Município de Novo Airão. Lá, o barco regional Jóia Rara estará nos aguardando para mais uma hora de viagem, navegando pelas águas do belíssimo rio Negro.

Durante o trajeto inicial você poderá contemplar a rara beleza do Parque Nacional de Anavilhanas,  que reúne cerca de 400 ilhas,  as quais formam caminhos negros que riscam o tapete verde da floresta amazônica.

Uma recepção calorosa te espera na comunidade em que você irá se hospedar nos próximos dias.
Tenho certeza que você se surpreenderá! Sabe por quê?

O roteiro traz algumas atividades (não obrigatórias, é claro) que você poderá realizar junto à comunidade, além dos roteiros de aventura, relaxamento e contato com a natureza:

● Leitura para as crianças na biblioteca do Instituto nas comunidades, onde todos os livros foram doados;

● Confecção de bichinhos de pelúcia do Boto-cor-de-rosa, os mais fofos da Amazônia, com as costureiras da comunidade

● Trilha  na floresta  com o guia e do caboclo da comunidade, aprendendo, e conhecendo mais sobre a riqueza da flora amazônica;

● Meditação em espaço reservado na floresta, para entrar em plena sintonia com a mãe natureza;

● Visita ao Parque Nacional do Jaú, um roteiro de contemplação;

● Passeio pela floresta alagada (Igapós) em canoas a remo.;

● Passeio nos Rios e Igarapés  para  observar os Botos na natureza ;

● Passeio pelas  ilhas do Parque Nacional de Anavilhanas;

● Passeio noturno para contemplação do único céu da Amazônia;

● Banho no rio Negro, você poderá nadar à vontade.

Depois de tudo o que você leu até agora, acho que te restaram 3 opções:

1 – Ficar aí pensando como é difícil encontrar  um roteiro de viagem perfeito para conhecer a Amazônia.

2 – Se contentar com um pacote básico, no qual você vai fazer o mesmo que todo mundo faz, ou…

3 – Adquirir um pacote social e viver a melhor experiência da sua vida!

Aqui a gente tem um rio, uma floresta chuvosa, um tapete verde e uma rede também!  Muitos sorrisos, apertos de mãos, vento na cara, banho gelado e amor, amor, amor, muito amor pela Amazônia.

Acredito que você escolheu a opção 3, não é mesmo? 

Ah, mas antes, tenho  algo importante a falar, algo que você precisa saber:

Este roteiro não foi criado para “o turista ver”.
Ele foi criado para pessoas como você, como eu, que não querem apenas aproveitar e conhecer esse universo de belezas naturais, mas sim praticar, vivenciar, pôr os pés na água, no mato, no assoalho da oca e se doarem por uma causa. Foi feito pra gente que se preocupa com gente, com a natureza e com o futuro!

Tanto é que, tendo visitantes ou não, todos trabalham do mesmo jeito! Pois a sustentabilidade comunitária é um trabalho diário, árduo e de “formiguinha”. É sol nas costas, é cara, é coragem!

Mas não falamos de sofrimento. Não mesmo! Falamos de um modo diferente de viver, da realidade do caboclo ribeirinho que abre as portas da casa dele com alegria, de coração aberto e, mesmo com tão pouco,  divide com orgulho tudo o que tem com um, dois, três… e assim por diante.
A intenção do Instituto Amor NÃO é o turismo de massa. Devido ao espaço de acomodação ser pequeno, as saídas são programadas para  datas específicas, com vagas limitadas.

Isso quer dizer que o roteiro foi criado para atender exclusivamente a pequenos grupos, que também podem ser formados por apenas uma ou duas pessoas, sem causar prejuízos às atividades diárias que o Instituto Amor realiza junto à comunidade.

Por isso, se você ficou realmente interessado, confira as datas disponíveis e solicite sua reserva com antecedência.

Bom, nos despedimos aqui. Ainda há muito o que contar, mas não adianta “falar muito aqui”. Vou deixar que você veja com seus próprios olhos e sinta com seu seu próprio coração.

 

Porque há caminhos na Amazônia que te levarão a lugares únicos, autênticos e especiais.

 

 

 

 

Ouse AMAR ! Ouse experienciar a Amazônia !
Venha Ousar Amar conosco Pacotes de, no mínimo, 2 diárias.Venha você e chame seus amigos, sua família e quem mais quiser! Transforme-se pela experiência de fazer turismo praticando a solidariedade, praticando Amor!
Consulte-nos sobre as próximas saídas:
Texto por KÁTIA BRAGA – Turismóloga